Ocaso dos explorades das cavernas

523 palavras 3 páginas
QUESTIONAMENTOS:

1. Qual é a responsabilidade dos sobreviventes?
Os quatro sobreviventes foram responsáveis diretos pelo homicídio de Roger Whetmore.

2. O que os acadêmicos pensam sobre o comportamento dos sobreviventes?
Analisando a situação apenas por aqueles que estavam inseridos na caverna, poderíamos contextualizar que estavam numa situação de estado de natureza. Dentro dessa ótica poderíamos invocar a luta de todos contra todos pela sobrevivência.
Analisando a situação pelo global temos uma situação extrema de sobrevivência em que os remanescentes cometem um crime para garantirem as suas vidas.
Devemos fazer uma analise isenta de paixões, mas que leve em consideração os dois aspectos acima levantados. Não somente julgar pela situação de estado de natureza, mas também pelo fato dos sobreviventes terem cometido um crime de homicídio.

3. Reflita e posicione-se conforme nas condições abaixo indicadas, considerando a obrigatoriedade da vinculação (ou não) do jurista à Lei e a função de operador do Direito sem deixar de ponderar sobre aspectos culturais, sociais, éticos, morais, políticos e consuetudinários.
3.1 Como advogado, quais os argumentos que utilizaria para a defesa dos sobreviventes?
Apesar do crime cometido, temos que levar em consideração as condições pelas quais os quatro sobreviventes (não há indícios no texto especificando qual deles cometeu o homicídio) passavam em termos de mantimentos, pois quando do contato da equipe de resgate os mantimentos já tinham terminado fazia alguns dias.
Salientamos que o local também não possuía provisões naturais, como água, vegetais ou animais.
Lembrar que a idéia de homicídio de um dos membros da equipe, por sorteio, foi idéia do morto, conforme contato dele com os responsáveis pelo resgate e relato dos sobreviventes.
Também devemos levar em grande conta a angústia e o sofrimento pelos quais passaram os quatro sobreviventes que tiveram que se alimentar de um semelhante para manterem-se vivos. Tal

Relacionados