projeto
AUDITORIA INTERNA DE UMA EMPRESA BRASILEIRA COM AÇÕES
NEGOCIADAS NOS ESTADOS UNIDOS
Leticia Medeiros da Silva
Centro Universidade FEEVALE (RS) leticia.ms@uol.com.br Silvana de Borba Zorn Machado
Centro Universidade FEEVALE (RS)
RESUMO
A Lei Sarbanes–Oxley (SOX), criada em 30/07/2002, em decorrência aos vários escândalos ocorridos em grandes empresas norte-americanas tem por objetivo estabelecer maior transparência na divulgação de informações econômico-financeiras, maior rigor nos procedimentos de controle interno e atribuir maior responsabilidade aos principais executivos.
O objetivo deste estudo foi analisar as mudanças ocorridas nos procedimentos de auditoria interna na “Empresa Alfa” baseadas na SOX. Trata-se de uma pesquisa exploratória, realizada a partir de um estudo de caso em uma empresa brasileira que possui ações na bolsa de valores dos Estados Unidos (EUA). A técnica de pesquisa utilizada foi uma entrevista estruturada com o chefe de auditoria interna da empresa. Verificou-se que na empresa analisada a área de auditoria interna sofreu mudanças significativas, tais como a contratação de mais funcionários para fazer todo o processo de certificação e avaliação detalhada da estrutura de controle interno, além de gastos relevantes com consultorias. Além disso, ocorreram mudanças no perfil do auditor, pois se precisava de pessoas qualificadas e capacitadas para tal adequação.
Também foi necessária a adaptação do Conselho Fiscal com atribuições de um Comitê de
Auditoria.
Palavras-chave: Auditoria interna. Controle interno. Lei Sarbanes-Oxley.
Área Temática: Auditoria e Perícia
2
1 - INTRODUÇÃO
Diante da ocorrência dos vários escândalos no mercado de capitais Norte-Americano envolvendo grandes empresas como a Enron (do setor de energia), Worldcom
(telecomunicações), Arthur Andersen (empresa de auditoria), entre outras, que geraram inúmeros prejuízos