Projeto
Os Orixás em : " O Surgimento de Oxalá ". ( Adaptação )
Os hoje denominados Orixás nada mais eram que antigos guerreiros africanos , que no candomblé são considerados divindades intermediárias entre o Deus Supremo ( Olorum ) e o mundo terrestre. Os Orixás interferem na vida e no destino dos seres humanos com uma certa simplicidade, são divindades caprichosas, amam, odeiam, beneficiam, castigam, curam, de acordo com sua natureza. Tem cores, danças, comidas e animais de sua predileção. Essas entidades são conhecidas como :
EXÚ - É o deus da ordem, é o "recadeiro" das divindades só para fins úteis passando a ser brincalhão quando a pergunta é fútil. Dia da semana : segunda-feira. Cores : vermelho e preto Saudação : Laroiê ( " Salve Exú " ) Domínio : encruzilhada Instrumento : tridente Elemento : fogo.
OGUM - É o orixá da guerra, deus do ferro, divindade que usa a espada e forja o ferro , transformando-o em instrumento de luta. É o patrono da força produtiva que trabalha a natureza; é portanto, o protetor dos militares e dos combatentes em geral. No catolicismo é conhecido como Santo Antonio. Dia da semana : terça-feira. Cor : azul escuro Saudação : Ogunhê ( " Olá, Ogum " ) Domínio : a estrada de ferro. Instrumento : espada de ferro Elemento : metais ( ferro )
OXÓSSI - É o orixá que cuida das florestas e dos animais , seu símbolo é o arco e flecha, geralmente do ferro, e o erukerê ( rabo de cavalo usado só pelos reis ). No catolicismo é conhecido como São Jorge. Dia da semana : quinta-feira Cor : verde Saudação : O Kiarô! ( " Bom dia " ) Domínio : matas e caça