Projeto
Trabalho apresentado ao professor Jonas Jorge da Silva,na diciplina de Antropolgia Cultural para obtenção de nota parcial do segundo bimestre.
MARINGÁ
2011
INTRODUÇÃO
Trabalho etnográfico referente a profissão Modelista ,que será analizada através da observação e estadia em campo .
Venho através deste estudar como surgiu, se desenvolve e as praticas utilizadas por estes profissionias.
DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO
O QUE É?
O modelista é o profissional que traduz para o papel os conceitos e criações do estilista. Este dá início ao mecanismo de gestação de uma coleção, mas é aquele que verifica a adequação do modelo inicial ao tecido previsto pelo criador, o caimento de cada peça, a execução prática das idéias do estilista.
Desta forma, é ele o responsável pela elaboração do molde que servirá de base para a produção da primeira veste do conjunto criativo. Com a aprovação deste elemento experimental, é possível dar seqüência à fabricação em massa do figurino. O modelista, portanto, organiza o processo criador do estilista, inclusive orientando-o quando algo não dá certo em sua concepção inicial.
Com as pressões que incorrem sobre o mundo da moda, este profissional precisa ter muita calma, talento para lidar com a geometria, já que ele irá atuar quase sempre com réguas e escalas, saber discernir os mais distintos tecidos e caimentos. Neste setor é exigida a perfeição, pois os profissionais trabalham com medidas e proporções. Assim como o estilista, este especialista também deve ser inventivo, pois muitas vezes cabe a ele buscar soluções e ajustes para as idéias ainda imperfeitas do estilista.
COMO SURGIU
O mecanismo de Moda que temos hoje começou no fim da Idade Média e início da Renascença (1350 d.C.) e é um fenômeno conceitualmente ocidental, ou seja, estaremos inicialmente discutindo aspectos essencialmente europeus.
O homem começa a questionar fatores existenciais e a separar a fé da razão, surgindo assim