Projeto
Objetivo geral:
O presente trabalho tem como objetivo formar leitores capazes de ler e interpretar textos de diversos gêneros.
Objetivo especifico:
• Conhecer a historia da linguística e as suas variantes.
• Conhecer as características de um leitor competente.
• Valorizar o conhecimento linguístico de cada educando.
Justificativa:
Percebendo que para formar leitores competentes é preciso embasar-se em alguns componentes linguísticos da sustentabilidade a leitura como uma pratica necessária e imprescindível para que os leitores possam se formar leitores ativos e componentes.
De acordo com o PCN de língua portuguesa, um leitor competente só pode constitui-se mediante uma pratica constante de leitura de textos de fato, a partir de um trabalho de que se vê se organizar em torno da diversidade de textos que circulam.
Fazer o estudo do uso da linguística possibilitara melhor compreensão da falta de bons leitores na atualidade. Tem amparo na abordagem teórica do construtivismo.
Contextualização teórica:
De acordo com Esmeralda Negrão, Ana Scher e EvaniViotti no livro a introdução a linguística, diz que toda criança nasce com o conhecimento prévio de uma determinada língua, possibilitando a criação de uma sentença, demonstrando conhecer várias características da língua.
Ao leitor competente cabem as atribuições de perceber os fatos implícitos no texto, sendo capaz de conhecer vários gêneros textuais.
Segundo Mario Perini (Princípios de linguística descritiva) a língua deve ser entendida como um sistema que relaciona formas e significados (p.67), para isso, tomemos como princípio norteador a lingüística como instrumento de ensino de unidade léxicas da língua portuguesa.
Carlos Alberto Faraco, fala sobre o valor que deve ser dada à linguística para que o ensino da linguística seja eficaz.
Barbara Weedwood aborda sobre a importância de se conhecer a historia da linguística e a teoria do