Projeto água
A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) lançou dia 18 de dezembro de 2012 a campanha brasileira tanto para o Dia quanto para o Ano Internacional das Nações Unidas de Cooperação pela Água 2013. O lançamento foi anunciado pela diretora da Divisão de Ciências da Água da agência e secretária do Programa Hidrológico Internacional, Blanca Jiménez-Cisneros.
Segundo a UNESCO, a humanidade não pode prosperar sem a cooperação no manejo da água, e o desenvolvimento da assistência pelos recursos hídricos envolve uma abordagem que reúne fatores e disciplinas culturais, educacionais e científicas e deve cobrir diversas dimensões: religiosa, ética, social, política, legal, institucional e econômica.
A cooperação pela água assume muitas formas, desde a parceria através de fronteiras para o manejo de aqüíferos subterrâneos e bacias fluviais compartilhados, até o intercâmbio de dados científicos, à parceria em uma vila rural para a construção de um poço ou para o fornecimento de água potável por meio de redes urbanas.
O Ano Internacional de Cooperação pela Água, em 2013, vai encorajar partes interessadas nos níveis internacional, regional, nacional e local a agir em prol do acesso aos recursos hídricos. Dentre os objetivos estratégicos da campanha estão à conscientização sobre a importância e benefícios para assistência ao acesso a água e a promoção de ações concretas e inovadoras em prol da cooperação neste setor
OBJETIVOS GERAIS
* Desenvolver nos alunos postura participativa, com a conscientização dos problemas ambientais; * Desenvolver valores para exercício da cidadania, como agentes de gerenciamento do ambiente; * Adquirir visão integrada da realidade, contemplando a dinâmica local e planetária e desvendando causas e problemas