PROJETO R DIO NA ESCOLA
Um fato é inegável: cada dia mais, os meios de comunicação se incorporam indistintamente ao cotidiano de todas as camadas sociais da população. Fatos exibidos em painéis e revistas, cenas de novelas, noticiários televisivos ou radiofônicos, programas de auditório, propagandas, clips e ritmos musicais não nos passam despercebidos, muito pelo contrário: ocupam-nos por horas, são absorvidos e acabam ainda por virar temas de muitas de nossas conversas diárias.
Hoje, a educação mudou. A própria Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira declara que uma escola competente é aquela que promove o conhecimento das várias linguagens que norteiam a era da informação. É uma escola que se interessa por formar pessoas que compreendam e dominem os sistemas de produção de informações e, consequentemente, estejam melhores preparadas para atuarem de forma mais responsável na vida em sociedade.
Nessa perspectiva, o Projeto Rádio- Escola se justifica pela necessidade de se desenvolver nos educandos habilidades da leitura e escrita, a comunicação, o despertar da consciência crítica para o trato com as informações da mídia e, também, como primeiro instrumental profissionalizante na produção de programas de rádio.
• PÚBLICO ALVO:
Alunos do 1º ano do Ensino Médio
• OBJETIVO GERAL:
Promover a socialização entre os alunos; ampliação do universo conceitual e o vocabulário dos alunos; valorizar os aspectos positivos da programação radiofônica, aplicando – os em sala de aula. Considerando o conhecimento prévio dos alunos.
• OBJETIVOS ESPECÍFICOS: Fazer do rádio um instrumento para a consolidação da escola cidadã;
Contribuir para a compreensão de que o rádio é um veículo de comunicação eficiente para tornar público o trabalho educacional efetivamente realizado na escola;
Incentivar os educandos a capacitarem-se como repórteres para que consigam se comunicar em linguagem mais acessível, assuntos ligados a cultura, saúde, educação, esporte, meio ambiente e