Exerc Cios
Exemplo 2:
Movimento Uniforme
O Movimento Uniforme (MU) é caracterizado pela ausência de aceleração, o que implica na invariabilidade da velocidade.
Portanto, no MU podemos afirmar que a v=constante e a a=0.
A equação que rege o Movimento Uniforme é: S=S0+V.t
Exercício resolvido
Movimento Uniformemente Variado (MUV)
O Movimento Uniformemente Variado caracteriza-se pela variação uniforme da velocidade escalar. Esta variação ocorre pela existência de uma aceleração constante e diferente de zero. Equações do MUV
S=S0+V0.t+0,5.a.t2
V=V0+a.t
V2=V20+2.a.ΔS
Exercício Resolvido
Dinâmica da Partícula
1) Leis de Newton
Primeira Lei: Uma partícula submetida a um sistema de forças com resultante nula, ou isenta de forças, terá o seu vetor velocidade invariante.
Segunda Lei: Uma partícula submetida a uma força F experimenta uma aceleração a de mesma direção e sentido de F, com módulo proporcional à intensidade F da força.
Terceira Lei: Toda força de ação de um corpo A sobre um corpo B, provoca uma força de reação do corpo B sobre o A com mesma intensidade, mesma direção e sentido oposto.
2) Equação Fundamental da Dinâmica
FR=m.a
Exercícios DA INTERNET
Verás que a altura do prédio não é problema pois ela é de 200m.
Você deve saber que qualquer problema envolvendo o lançamento de qualquer projétil deve sempre ser feito da seguinte maneira:
..os cálculos de alcance sempre serão exatamente como o movimento uniforme, com velocidades projetadas na horizontal
..os cálculos de altura máxima, tempo de queda, etc... serão sempre um movimento com a atuação da aceleração da gravidade, e velocidades de lançamento com ocmponentes na vertical.
Logo, no seu problema, se a velocidade é de 300m/s à 60 graus com a horizontal então temos que: a componente horizontal da velocidade é de:
350m/s . cos60° = 350 . 0,5 = 175m/s . esta velocidade é a velocidade com que o projétil trafegará num movimento uniforme até bater no chão e parar.
Na vertical (para cima) a