Projeto Vivencial 1 3.1. Projeto Político-Pedagógico: dimensões conceituais
1
3.1. Projeto Político-Pedagógico: dimensões conceituais O Projeto Político-Pedagógico (PPP) deve se co nstituir na referência norteadora de todos os âmbitos da ação educativa da escola.
Por isso, sua elaboração requer, para ser expressão viva de um projeto coletivo, a pa rticipação de todos aqueles que compõem a comunidade escolar. To davia, articular e construir espa ços participativos, produzir no coletivo um projeto que diga não apenas o que a escola é hoje, mas também aponte para o que pretende ser, exige método, organização e sistematização.
Queremos dizer que não é apenas com “boas intenções” ou voluntarismo que se constrói um projeto dessa natureza; é preciso muito trabalho organizado se quisermos, de fato, que o projeto proposto desencadeie mudanças na direção de uma formação educativa e cultural, de qualidade, para todas as crianças e jovens que freqüentam a escola pública.
Vazquez (1977), ao discutir a questão da práxis, compreendida como prática transformadora, já chamava a atenção para a necessidade de ações intencionalmente organizadas, planejadas, sistematizadas para a realização de práticas transformadoras.
Como ressalta o autor:
Discutir as dimensões político e pedagógica dos projetos de escola pode parecer um assunto já esgotado. Também não são pouc os os que acreditam que a proposta de construção de PPP nas e pelas escolas também já se esgotou, preferindo aderir a novas linguagens, quase sempre oriundas do univers o gerencial, consideradas mais “modernas”,
“eficientes”, “técnicas”, para se resolver os problemas das instituições. Infelizmente,
A teoria em si [...] não transforma o mundo.
Pode contribuir para sua transformação, mas para isso tem que sair de si mesma, e, em primeiro lugar, tem que ser assimilada pelos que vão ocasionar, com seus atos reais, efetivos, tal transformação.
Entre a teoria e a atividade prática transfor madora se insere um trabalho de educação das