os elementos quimicos e suas caracteristicas
O elemento fósforo é um não-metal, mais denso que a água, 1.823 Kg/m³, com ponto de fusão em 44,15 ºC e ponto de ebulição em 280,5 ºC. Na forma pura é semitransparente, mole, brilha no escuro (fosforesce) e oxida-se espontaneamente em contato com o ar.
O fósforo branco é mole, de aspecto ceroso, e bastante reativo. Reage com ar úmido desprendendo luz (quimioluminescência). Ele se inflama espontaneamente em contato com o ar a cerca de 35 °C, sendo armazenado sob água para impedir essa reação. É extremamente tóxico, podendo ser encontrado na forma de moléculas P4 tetraédricas. Essa mesma estrutura é mantida nos estados líquido e gasoso. Acima de 800 °C, as moléculas de P4 gasosas começam a se dissociar formando P2. Se o fósforo branco for aquecido a cerca de 250 °C, ou a uma temperatura menor na presença de luz solar, forma-se o fósforo vermelho.
O fósforo vermelho é um sólido polimérico muito menos reativo que o fósforo branco. É estável ao ar e não sofre ignição, a não ser mediante aquecimento a 400 °C. Não é necessário armazená-lo sob água. É insolúvel em solventes orgânicos.
Uma forma altamente polimerizada de fósforo, denominada fósforo preto, pode ser obtido aquecendo-se o fósforo branco sob pressões elevadas. Essa é a forma alotrópica termodinamicamente mais estável. É inerte e apresenta uma estrutura lamelar. Há relatos duvidosos sobre outras variedades alotrópicas.
Alguns fosfatos são extraídos de diferentes minerais e utilizados como fertilizantes, na agricultura. As maiores jazidas dele são encontradas em Marrocos, Argélia, Rússia, América do Norte e do Sul. No Brasil as principais reservas são a de Araxá, em Minas Gerais, as de Olinda, em Pernambuco e Jacupiranga, em São Paulo.
O fósforo na indústria, é bem utilizado como em fogos de artifício, cristais especiais para lâmpadas de sódio, pasta de dentes, detergentes,pesticidas, na indústria metalúrgica para formar ligas metálicas como o bronze fosforoso, aditivos de óleos