Projeto virgem
Este artigo visa estudar a evolução do conceito do Marketing tradicional segundo a visão de alguns autores considerados autoridades no assunto.
Justificativa
Hoje, o cenário está mais competitivo, os clientes estão mais atentos a tudo que envolve soluções em produtos e serviços, a evolução passa pela comparação dos produtos, preços e atributos, tendo como foco a eterna busca pela satisfação.
Introdução
O mercado sofreu várias transformações adaptativas para atender seu público-alvo, tendo evoluído de um passado de rigidez produtiva, em que o cliente não tinha opções de escolha para o modelo de suplantação de expectativas.
Observa-se que nesta época, ( por volta da década de 20), um importante conceito mercadológico, a percepção de valor, não estava focado no cliente, e por esse fato ele não era relevante para empresa, o importante era atender a uma demanda reprimida.
Desenvolvimento
Segundo Kotler
São raras às vezes em que um autor vira sinônimo da sua especialidade. Tal qual em eventos bem sucedidos do Marketing, onde um produto é identificado por uma determinada marca – como no caso da Gilette, com as lâminas de barbear (todo mundo compra uma "gilette", mesmo que seja de outro marca) – Philip Kotler é sinônimo de Marketing.
Kotler foi eleito o primeiro líder no ensino do marketing pela Associação Americana de Marketing. Suas pesquisas concentram-se em marketing estratégico, internacional, de empresas, social, para organizações culturais, hotelaria, turismo e marketing de lugares, marketing e desenvolvimento econômicos. Kotler é autor de 25 livros, muitos dos quais traduzidos para mais de 20 idiomas. Seu livro Marketing Management (Administração de Marketing) foi considerado pelo Financial Times como uma das 50 melhores publicações na área de administração.
Eu seu excelente Marketing Para o Século XXI: como criar, conquistar e dominar mercados, Kotler identifica a evolução do que ele chama “Marketing de Neandertal” a um novo