LEONARDO DA VINCI E SUA BIOGRAFIA.
Leonardo da Vinci O gênio do Renascimento Cultural
Leonardo da Vinci - biografia
Leonardo da Vinci nasceu em Vinci, próximo a Florença, na Itália, em 15 de Abril de 1452. Filho ilegítimo do notário florentino Ser Piero e de uma camponesa, foi criado pelo pai.
É considerado um gênio, pois se mostrou um excelente anatomista, engenheiro, matemático, músico, naturalista, arquiteto, inventor e escultor. Seus trabalhos e projetos científicos quase sempre ficaram escondidos em livros de anotações, muitos escritos em códigos.
Seus cadernos são um imenso laboratório de pensamento. Nas notas, estudos e rascunhos dedicados à hidráulica, ao voo dos pássaros, ao movimento dos gatos, encontra-se um acurado explorador da natureza.
Sua inteligência mecânica ainda hoje impressiona todos os que examinam seus desenhos de engrenagens. A comparação de imagens obtidas nos modernos aparelhos de tomografia computadorizada com seus desenhos sobre anatomia oferece uma espécie de revelação: Leonardo acertou com exatidão espantosa, por exemplo, detalhes sobre a posição do feto no interior do útero.
Morre, no dia 2 de maio de 1519, nos braços do rei Francisco I.
Obras e Projetos
Características de suas obras
Utilização da técnica artística da perspectiva e técnica do sfumato;
Uso de cores próximas da realidade;
Figuras humanas perfeitas;
Temas religiosos;
Uso da matemática em cálculos artísticos;
Imagens principais centralizadas;
Paisagens de fundo;
Figuras humanas com expressões de sentimento;
Detalhismo artístico.
A Última Ceia L’Ultima Cena/Il Cenacolo Parcialmente pintada na forma tradicional de um afresco com pigmentos misturados com gema de ovo ao reboco úmido incluindo também um veículo de óleo ou verniz. Da Vinci testou uma nova técnica à solução das tintas com predominância da têmpera, não sendo muito satisfatório. Ao centro, o Cristo é representado com os braços abertos, em um gesto de resignação tranquila, formando o eixo