Leonardo da Vinci Biografia
Nascido como filho ilegítimo de um notário, Piero da Vinci, e de uma camponesa, Caterina, em Vinci, na região de Florença. Adolescente foi aprendiz no ateliê de Verrocchio que estava no centro das correntes intelectuais de Florença. Sendo assim, exposto desde cedo a uma vasta gama de técnicas, e tendo a oportunidade de aprender desenho técnico, química, metalurgia, mecânica, carpintaria, a trabalhar com materiais como couro e metal, fazer moldes, além das técnicas artísticas de desenho, pintura, escultura e modelagem.
(imagem o batismo de cristo) Leonardo colaborou com Verrocchio em seu O Batismo de Cristo, pintando o jovem anjo da esquerda que em um exame atento da pintura mostra que existem diversos retoques feitos sobre a têmpera utilizando a nova técnica de pintura a óleo, como o cenário, as rochas que podem ser vistas ao fundo e boa parte da figura do próprio Jesus, todas testemunhas da mão de Leonardo.
Adulto, foi uma personalidade polêmica no seu modo de vestir e no comportamento chegou a ser denunciado por prática de sodomia, mas não foi condenado. Supõe-se que ele tenha sido homossexual, mas sua intimidade permanece misteriosa.
Trabalhou em diversos projetos para Ludovico em Milão e no início da Segunda Guerra Italiana juntamente com seu assistente, Salai, e seu amigo, o matemático Luca Pacioli, fugiu para Veneza onde foi empregado como arquiteto e engenheiro militar, planejando métodos de defender a cidade de um ataque naval.
Leonardo era, como até