Normas abnt
NORMAS
TRABALHOS DE PESQUISA
NORMAS BÁSICAS PARA ELABORAÇÃO DE
“TRABALHOS DE PESQUISA”
Não é tarefa das mais fáceis estabelecer padrões ou paradigmas. Por mais que se tenha cuidado, sempre existirão aqueles que se sentirão insatisfeitos ou que não concordam com determinada regra. Todavia, se a forma de apresentação de trabalho de pesquisa não for relativamente padronizada, corre-se o risco de existirem tantas formatações que a sua compreensão, sobretudo sobre uma ótica multidisciplinar, pode estar seriamente comprometida.
Não é objetivo da presente norma criar uma "camisa de força", obrigando seu cumprimento incondicional. Muitas situações particulares poderão fugir a estas regras e o bom senso deverá sempre prevalecer sobre qualquer determinação meramente burocrática.
Pretende-se estabelecer uma plataforma mínima, sobre a qual poderão ser estruturados os trabalhos de pesquisa.
A ABNT
A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) é o órgão responsável pela normalização técnica no País, tendo sido fundada em 1940 para fornecer a base necessária ao desenvolvimento tecnológico brasileiro. A ABNT é uma entidade privada, sem fins lucrativos, e tem como objetivos elaborar e fomentar o uso de normas técnicas, conceder certificados de qualidade e representar o Brasil em entidades internacionais de normalização técnica, como ISO e IEC.
FORMATAÇÃO DO TRABALHO
•
DEFINIÇÕES GERAIS
• Papel:
Branco, tamanho A4 (210 x 297 mm) – Largura: 21 cm e Altura: 29,7 cm
•
Margens:
1. Esquerda:
2. Direita:
2,0 cm;
3. Superior:
3,0 cm;
4. inferior:
•
3,0 cm;
2,0 cm.
Parágrafo: Espaçamento entre linhas de 1,5, justificado.
As citações longas, as notas, as referências e os resumos devem ser digitados em espaçamento simples.
•
Fonte:
Para redigir o texto:
Para redigir os títulos:
Arial 12 ou Times New Roman 14
Arial 14 ou Times New Roman 16,
negrito
•
Paginação: as páginas devem