projeto viajando com os livros
1.Introdução
A Infância é o momento em que as crianças estão mais propícias a desenvolver hábitos que serão seguidos futuramente, por isso consideramos importante estimular as crianças a gostarem de ler desde bem pequenas e prosseguir em gradativo aprofundamento. A apresentação e oferecimento de livros para as crianças na Educação Infantil promoverá o interesse, estimulara a criatividade e aguçará a imaginação dos pequenos pelas mais variadas obras promovendo futuros grandes leitores.
Esse projeto de intervenção foi pensado a partir da observação feita na Escola Paulo freire mais preciso na sala de aula do II Período da educação infantil. Essa pesquisa justifica-se pois sabemos que o momento mais propício para o desenvolvimento de uma criança são seus primeiros anos de vida. (Antes de ser alfabetizada) a criança ainda não poderá ler, mas poderá ouvir histórias, ver seus parceiros manuseando livros, ela pode folhear livros e ver as gravuras e é através desse contato com o mundo da leitura que o gosto pela mesma pode ser estimulado desde a Educação Infantil.
O convívio com o livro é essencial, principalmente na educação infantil, pois é o momento em que a criança está ampliando seu vocabulário, suas possibilidades de usos da língua, e todos nós sabemos que o desenvolvimento da linguagem oral é um muito importante para o desenvolvimento do letramento e da alfabetização. A leitura de histórias pelas professoras não deve ser apenas uma leitura seguida da pergunta se as crianças gostaram ou não. É uma oportunidade de desenvolvimento da linguagem oral. Enquanto a professora lê, vai fazendo com que as crianças façam previsões sobre os rumos da história, analisem as ações das personagens. No fim da leitura, a criança pode reconstruir o texto, de modo a trabalhar as habilidades de compreensão, de inferência e de avaliação, que serão importantes para a leitura individual, quando ela aprender a ler e a escrever.
2. Objetivos