viajando no mundo da leitura
1-APRESENTAÇÃO
O seguinte projeto “viajando no mundo da leitura” será aplicado na escola Padre Anchieta na localidade do Rio Ajuaí. Tendo como proposta valorizar e incentivar o aluno a ter o gosto e o prazer pela leitura. Pois o aluno precisa ser incentivado a pensar e agir por si próprio, assumindo condições de sujeito da aprendizagem, do trabalho, da cultura e do meio onde vive. A educação é direito de todos e deve ser realizada como um instrumento de desenvolvimento para que este venha concretizar-se no dia-a-dia dos homens e mulheres na realidade onde vivem.
Visando isso é que este projeto tem como proposta inicial incentivar os alunos a superarem as dificuldades na leitura e na produção de texto, sem ter que sair do seu ambiente social para a superação dessas dificuldades.
A prática da leitura se faz presente em nossas vidas desde o momento que começamos a compreender o mundo a nossa volta. No incessante desejo de interpretar o sentido das coisas que nos cercam, de perceber o mundo sobre diversas perspectivas, de relacionar a realidade ficcional com a que vivemos, no contato com um livro, enfim em todos os casos estamos de certa forma lendo, embora, muitas vezes, não nos damos conta. Desse modo a leitura se configura como um poderoso e essencial instrumento libertário para a sobrevivência do homem.
Porém, sempre haverá uma condição para que a leitura seja de fato prazerosa e válida: o desejo de ler. Não se deve fazer da leitura uma obrigação, pois quando isso acontece torna-se um simples enfado. Para suscitar esse desejo garantindo o prazer pela leitura, darei aos alunos o direito de escolher o que quiser ler, reler e ler em qualquer lugar. Pois assim o leitor passa a respeitar e valorizar a leitura. Cria-se então um vinculo indissociável. A leitura passará a ser um imã que atrai e prende o leitor, numa relação de amor no qual ele não desejará desprender-se.
O hábito de ler é fundamental para a prática de produção