Projeto tsunami
Um Tsunami é uma onda causada pelo movimento repentino do fundo do mar. Este movimento pode ser desencadeado por diferentes fenômenos: sismos, erupções vulcânicas ou deslizamentos de terras submarinos. Podem ainda ser gerados em conseqüência de impactos de meteoritos. Os Tsunamis propagam-se ao longo da superfície dos oceanos a grandes velocidades e quando atinge a linha de costa os seus efeitos podem ser devastadores.
[pic]
A principal característica do mar quando irá ocorrer um Tsunami, é que o mesmo parece que vai sumir, pois de uma hora para a outra o mar vai para o meio dele e fica completamente longe da área litorânea e de uma hora para a outra vem com uma força catastrófica que acaba com toda a região litorânea e tudo que perto dela estiver como casas, hotéis, carros, ruas, árvores, crianças, adultos, famílias, escolas, museus, bibliotecas, lojas e etc.
CAUSAS
[pic]
Terremotos, erupções vulcânicas, deslizamentos gigantescos e tsunamis podem se tornar mais freqüentes à medida que o aquecimento global causa alterações na crosta terrestre, disseram cientistas. Mudanças geológicas relacionadas ao clima podem provocar também 'erupções de metano,' emissões de um potente gás do efeito estufa que hoje se encontra parcialmente armazenado em forma sólida sob o permafrost (solo permanentemente congelado) e o leito do mar, em quantidades superiores a todo o dióxido de carbono (CO2) hoje presente na atmosfera.
CARACTERÍSTICAS
Os tsunamis têm um comportamento muito diferente das típicas ondas de surf; propagam-se a altas velocidades e podem percorrer distâncias transoceânicas sem grande perda de energia. Um tsunami pode causar estragos a milhares de quilômetros de distância da sua origem, podendo passar muitas horas entre a sua criação e o seu impacto na costa, chegando bastante depois da onda sísmica que a originou.
Tipicamente, cerca de dez minutos antes de um tsunami, o mar recua da costa, expondo parte do leito marinho. Se a