Estagio
Este trabalho tem como finalidade apresentar observações e práticas decorrentes do Estágio – ( EJA) Educação de Jovens e Adultos, que foi realizado no periodo de 02/07/11 a 15/07/11 na Escola Municipal de Ensino Fundamental Dona Ana José Bodini Januario pelas alunas do curso de Pedagogia Claudia Pires Pereira e Jordana Marques com carga horária total de 40 horas.
Nos últimos tempos a Educação de Jovens e Adultos ( EJA) tem se valorizado, mais ainda existe um preconceito sobre a mesma, mesmo entre professores, escolas e até mesmo entre os próprios alunos, principalmente por parte dos que não conhecem o trabalho com essa modalidade de ensino.
O estágio de docência na Educação de Jovens e Adultos, EJA, tem como objetivo o desenvolvimento de atividades que envolvessem atividades de análise, observação e participação da gestão escolar voltada a essa modalidade de ensino, além da atuação do docente em sala , para com essas pessoas, suas dificuldades e desafios.
Os professores não só no EJA, mais em todos os níveis de alfabetização, devem ter uma boa qualidade de ensino, devem ser dinâmicos e criativos, usando de métodos e materiais de apoio para que a aprendizagem seja proveitosa, e prazerosa aos alunos
O estágio com jovens e adultos, ajuda os estagiários a adquirir experiência ao observar o comportamento de pessoas com mais idade em sala de aula, para iniciar seus estudos.
A prática na sala de aula durante o estágio permite que o aluno de Pedagogia se aproxime mais da realidade que irá enfrentar após a conclusão do curso superior e quem sabe, estudar e criar mecanismos que minimizem as dificuldades observadas durante o estágio. Com isso, percebemos que o estágio é de grande importância para que se consiga mudar a forma de muitos profissionais ingressarem nas escolas, levando novidades e espírito crítico, objetivando uma educação de qualidade, para chegar ao conhecimento.
A metodologia aplicada para no desenvolvimento deste relatório será a