tsunamis x pobreza
Pobreza causa um tsunami a cada 5 dias, diz ONU
Organização pede ação global contra mortes decorrentes da miséria
Nick Cumming-Bruce
Em Bancoc, Tailândia
Leia também:
NYT - Países ricos deveriam dobrar a ajuda que dão aos pobres
Doenças evitáveis relacionadas à pobreza matam, a cada cinco dias, tantas pessoas quanto o desastre da tsunami na Ásia. A cada ano, o total de mortes equivale a 68 tsunamis, de acordo com um relatório da ONU divulgado na segunda-feira (17/01) para o lançamento de uma estratégia global de combate à pobreza, sua prioridade em 2005.
A estratégia, estabelecida pelo Projeto Milênio da ONU, um grupo consultor independente chefiado pelo economista Jeffrey Sachs, diz que as Metas de Desenvolvimento para o Milênio, adotadas pelos países membros da ONU em 2000 com o objetivo de cortar pela metade a pobreza do mundo na próxima década, são "extremamente atingíveis" com uma assistência equivalente a 0,5% da renda dos países ricos. Entretanto, sem ação urgente em 2005, muitos países que poderiam alcançar as metas "estarão fadados ao fracasso", disse o relatório.
Tal fracasso poderia aumentar ao risco de conflitos, adverte o relatório. Alcançar os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio não é só uma questão de direitos humanos e justiça, mas também "vital à estabilidade e segurança nacional e internacional", diz o texto. Ele pede que os objetivos de Desenvolvimento do Milênio sejam "prioritários nos esforços internacionais para por um fim à violência, conflito, instabilidade e terrorismo".
Enquanto isso, as agências internacionais ainda estão avaliando o tamanho do golpe que o desastre da tsunami de 26 de dezembro desferiu sobre os esforços de redução de pobreza na região. A devastação infligida pelas ondas levou milhões de pessoas à pobreza mais profunda, destruiu empregos e modos de vida, rompeu sistemas de educação em algumas áreas e causou danos ambientais que levarão anos para serem recuperados, observaram funcionários da ONU.