PROJETO TEORIA GERAL DA ADMINISTRA O
1 DELIMITAÇÃO DO TEMA 5
2 OBJETIVOS DA PESQUISA 7
3 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 8
3.1 CONCEITO DE ADMINISTRAÇÃO 8
3.2 A IMPORTÂNCIA DA ADMINISTRAÇÃO 8
3.3 DEFINIÇÃO E HISTÓRICO DAS TEORIAS ADMINISTRATIVAS 9
3.4 AS ORIGENS DOS MÉTODOS DO PENSAMENTO ADMINISTRATIVO CLÁSSICO 10
3.5 AS TÉCNICAS DAS TEORIAS CLÁSSICAS 10
3.6 AS TEORIAS POSTERIORES AO PENSAMENTO CLÁSSICO 12
4 METODOLOGIA 14
5 REFERÊNCIAS 15
ANEXOS 16
1 DELIMITAÇÃO DO TEMA
Administração é o ato de trabalhar com e através de pessoas para realizar os objetivos tanto da organização quanto de seus membros, é o processo de planejar, organizar, dirigir e controlar o uso de recursos a fim de alcançarem objetivos.
A administração é vista como uma habilidade humana que teve sua construção teórica baseada sob a influência de vários filósofos da época, e suas teorias se concretizaram após a revolução industrial com os percussores Taylor e Fayol, com a teoria clássica.
O administrador trabalha com pessoas e equipes e faz uso delas para conseguir resultados através da liderança, comunicação, motivação e na construção de talentos (CHIAVENATO, 2004, p.70). Cria uma atmosfera de segurança e cooperação entre as pessoas em prol de um alcance comum (ARAÚJO, 2007, p.12).
As Teorias Administrativas tiveram sua importância reconhecida a partir do início do século XX, quando, após o advento e conseqüências da Revolução Industrial, era necessário começar a se produzir em larga escala, principalmente nos países onde a produção de bens era um fato concreto e existia a urgência em organizar e controlar tal produção.
Antes desse período, as indústrias produziam artesanalmente, suas formas de produção eram rudimentares e adotavam normas próprias normas de acordo com as necessidades, independente do lugar ou época em que estivessem inseridas.
A administração como ciência é relativamente recente porque os estudos mais profundos e que realmente mudaram o perfil deste conjunto de conhecimentos, datam do final do século XIX e início