ETAPA 1 Contabilidade 1
PASSO 2
A principal contribuição deste trabalho consiste no desenvolvimento de um modelo baseado no conceito de reconciliação de dados para a determinação dos custos indiretos consumidos pelos produtos ou serviços - objetos dos custos. Esse modelo se aplica conjugado aos diagramas esquemáticos obtidos por meio da aplicação do ABC a cada caso.
A análise das informações de custos é relevante para o processo decisório nas organizações, tanto no momento da definição do preço de venda, como na gestão dos custos e em decisões que têm como resultado o incentivo aos produtos mais rentáveis. Num ambiente cada vez mais competitivo, as organizações são obrigadas a evoluir e apreender constantemente, além de se empenhar na busca de melhores informações para o gerenciamento de seus custos. Diante de um mercado cada vez mais concorrido, as informações sobre custos têm sido consideradas um elemento estratégico dentro da organização. Neste contexto, a utilização de sistemas de custeio pelas empresas vem auxiliar o gestor no momento de definir as estratégias da empresa e gerenciar os custos incorridos nos processos e atividades.
Para avaliar o desempenho de seus processos, as empresas utilizam a análise-econômica financeira, que tem como principais objetivos extrair informações a partidas demonstrações contábeis da empresa (balanço patrimonial e demonstração do resultado do exercício) e auxiliar no processo de tomada de decisão. Entretanto, esse método de avaliação apresenta certas limitações, como a pouca confiabilidade do mercado externo e a superficialidade da análise e da insuficiência de variáveis que traduzem a capacidade competitiva da empresa.
Além disso, existem algumas críticas aos tradicionais modelos contábeis de análise de resultados, pois estes apresentam apenas dados relacionados à receita, custos e despesas e sem considerar aspectos não monetários como satisfação do cliente interno e externo e a flexibilidade dos processos. Vale ressaltar que o mundo