Projeto telhamento
FEA – FUMEC – Engenharia de Transporte e Trânsito Prof. José Carlos Ervilha
FUNÇÃO DO TRANSPORTE O transporte tem a “função” de prover mobilidade a pessoas e bens, além de acessibilidade a locais e atividades, possibilitando a circulação nas áreas urbanas e entre cidades.
A pé Bicicleta Moto Automóvel Caminhão Ônibus Avião (Helicóptero) Embarcações ( Navios)
Trem ( Metrô ) Bonde (Tranvia) Teleférico Monorail (Monotrilho) Duto Tração humana Tração animal Elevador
Apesar dos efeitos ambientais positivos (oferta de mobilidade e acessibilidade), o transporte produz impactos negativos no ambiente. Um dos aspectos mais críticos neste processo refere-se: ao volume e velocidade (e comportamento de um modo geral) do tráfego e ao uso intensivo de veículos particulares.
O desejo por mobilidade e a necessidade de ter acesso aos locais e atividades formam um aspecto fundamental na qualidade de vida das pessoas e das sociedades. Contudo, a forma como esta mobilidade é exercida, pode fazer uma grande diferença na relação que os indivíduos e grupos sociais tem com o ambiente onde vivem.
Estudos sobre o uso de automóveis têm apresentado tendências de intensificação, apesar dos problemas apontados e esforços em contrário .
Além disso, até mesmo as vantagens que a utilização dos automóveis propicia, em termos de privacidade, segurança e flexibilização de origens, destinos e horários tem decrescido em função da intensificação do seu uso e do cenário de congestionamento provocado por este quadro.
.
Uma abordagem tradicional para acomodar o grande número de veículos nas vias tem sido: a de oferecer cada vez mais espaço viário, para a circulação e a