Cinética química
A cinética química é um ramo da físico-química que estuda a velocidade das reações químicas, os fatores que afetam o mecanismo pela qual ocorre.
Também no que se começa com um registro histórico preciso sobre a utilidade da cinética química em um estudo das reações químicas, é provável, que os trabalhos de Wlhelmy em 1850 sobre a inversão da sacarose, são os pioneiros desde os pontos de vista científico.
A cinética química é uma ferramenta fundamental no projeto de reatores químicos, na previsão de seu comportamento e no desenvolvimento de novos processos químicos.
Cinética química inclui investigações de como diferentes condições experimentais podem influir a velocidade de uma reação química e informações de rendimento sobre o mecanismo de reação e estados de transição, assim como a construção de modelos matemáticos que possam descrever as características de uma reação química.
3
2 - Fatores de colisão
Pela teoria das colisões, para haver reação é necessário que: 1. as moléculas dos reagentes colidam entre si; 2. a colisão ocorra com geometria favorável à formação do complexo ativado; 3. a energia das moléculas que colidem entre si seja igual ou superior à energia de ativação.
Colisão efetiva ou eficaz é aquela que resulta em reação, isto é, que está de acordo com as duas últimas condições da teoria da colisão. O número de colisões efetivas ou eficazes é muito pequeno comparado ao número total de colisões que ocorrem entre as moléculas dos reagentes.
A velocidade de reação aumenta proporcionalmente à concentração dos reagentes. Sua importância é muito ampla, já que se relaciona com temas como, por exemplo, a rapidez com que um medicamento atua no organismo ou com problemas industriais, tais como a descoberta de catalisadores para acelerar a síntese de algum novo produto.
4
3 - Velocidade de uma reação
A velocidade de uma reação é a variação da concentração dos reagentes pela variação de uma unidade de