Telhado
Desenho Arquitetonico
Aluna: Claudia Maria Gonzalez Garcia Spadoni
TIPOS DE COBERTURA
Conceito
As coberturas são estruturas que se definem pela forma, observando as características de função e estilo arquitetônico das edificações. As coberturas têm como função principal a proteção das edificações, proporcionando conforto termico, protegendo contra o ingress da radiacao solar, controlando passagens de vapor de água e escoando agua da chuva e da neve à um sistema de drenos, calhas e condutores, atendendo às funções utilitárias, estéticas e econômicas.
Tipos
De acordo com os sistemas construtivos das coberturas, ou seja, quanto às características estruturais e/ou materiais utilizados, podemos classificar as coberturas em: coberturas minerais, vegetais rústicas e beneficiadas, com membranas, cascas, malhas metálicas, terraços e telhados.
Coberturas
A cobertura deve ter inclinação mínima que permita o escoamento das águas das chuvas, e direcionadas segundo o plano (projeto) de captação dessas águas. As coberturas horizontais têm inclinação entre 1 a 3% e as consideradas inclinadas tem caimento igual ou maior de 3%.
Inclinação
Calculada através da relação altura/base.
Pode ser expressa em porcentagem (%) ou em graus (o ), sendo que a primeira é a forma mais usual.
O objetivo de calcular a inclinação do telhado e determiner qual sera a altura da cumeeira, mas o que determina a inclinação e o tipo de telha que sera utilizada.
Para garantir o escoamento da água, a inclinação deve variar de acordo com o comprimento do telhado.
As mesmas podem ser classificadas em:
a) coberturas com pequenas declividades, denominadas terraços;
b) coberturas em arcos;
c) coberturas planas em superfícies inclinadas, determinadas por painéis de captação d’água.
Os sistemas de apoio da coberturas podem ser executados em: madeira, metal ou concreto armado (podendo ser misto,