Mato Grosso em Números
SECRETARIA DE ESTADO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO
CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE SINOP
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS
CRISTIAN GLASS
DIOGO DA ROSA FIEL
FLAVIA MARIA MARONEZI
TANGARÁ DA SERRA
Sinop-MT
2009
CRISTIAN GLASS
DIOGO DA ROSA FIEL
FLAVIA MARIA MARONEZI
TANGARÁ DA SERRA
Sinop-MT
2009
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
Estabelecer o perfil econômico preponderante, primário, secundário, e terciário.
No município de Tangará da Serra no de 2004.
Estabelecer e analisar os principais indicadores econômicos que denotam o perfil econômico do município.
Tangará da Serra, localizado na região Sudoeste do estado, possui uma área territorial de 3.687,00 km2, onde moram 73.245 habitantes, sendo encontrada 87,5% da população em área urbana e 12,5% em área rural.
O perfil econômico do município é apresentado a partir de seus principais indicadores econômicos, como o PIB que em 2004 representou R$ 516 milhões. A população economicamente ativa corresponde a 20.272 hab., com uma média salarial de R$656,37 por habitante. Outro indicador importante é o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) que chegou a 0,780 evoluindo 71,4% nos últimos 20 anos, representando avanços positivos no desenvolvimento social e econômico da população, devido principalmente ao desenvolvimento educacional do município.
A partir das atividades econômicas do município, divide-se em setores. No setor primário estão inseridos a agricultura, pecuária, silvicultura, exploração florestal, indústrias extrativas e pesca, responsável por 2,5% das atividades econômicas.
O setor secundário responsável pelas indústrias de transformação, representando 10% das atividades econômicas. E por ultimo, no entanto o mais importante, o setor terciário, que se enquadram o comércio; as