coberturas
Telhado uma água (meia água):
Caracterizada pela definição de somente uma superfície plana, com declividade, cobrindo uma pequena área edificada ou estendendo-se para proteger entradas (alpendre).
Duas águas:
Caracterizada pela definição de duas superfícies planas, com declividades iguais ou distintas, unidas por uma linha central denominada cumeeira ou distanciadas por uma elevação (tipo americano). O fechamento da frente e fundo é feita com oitões.
Quatro águas:
Caracterizada por coberturas de edificações quadriláteras, de formas regulares ou irregulares.
Múltiplas águas:
Coberturas de edificações cujas plantas são determinadas por superfícies poligonais quaisquer, onde a determinação do número de águas é definida pelo processo do triângulo auxiliar.
COBRIMENTO OU TELHAMENTO
O mercado oferece uma diversidade de materiais para telhamento de coberturas, cuja escolha na especificação de um projeto depende de diversos fatores, entre eles o custo que irá determinar o patamar de exigência com relação à qualidade final do conjunto, devendo-se considerar as seguintes condições mínimas:
Deve ser impermeável, sendo esta a condição fundamental mais relevante; Resistente o suficiente para suportar as solicitações e impactos;
Possuir leveza, com peso próprio e dimensões que exijam menos densidade de estruturas de apoio;
Deve possuir articulação para permitir pequenos movimentos;
Ser durável e devem manter-se inalteradas suas características mais importantes;
Deve proporcionar um bom isolamento térmico e acústico.
Telhas autoportantes
Executadas com chapas metálicas ou concreto protendido, em perfis especiais (autoportantes) para vencer grandes vãos, variando de 10 a 30 metros, em coberturas planas e arcadas, sem a existência de estrutura de apoio;
Utilizadas em construções de galpões industriais, agrícolas, esportivos, hangares etc;
Telhas De