Php e oracle - o mundo dos grandes!! por marcelo pereira fonseca da silva
Aqui falarei um pouco sobre o SGBD mais famoso do mundo, sendo usado com PHP, limitações, dúvidas, problemas e cabelos brancos na hora de usar as duas ferramentas juntas. Se você é novato como eu na duplinha PHP/Oracle, mas por curiosidade ou necessidade tem que desenvolver aplicações usando-os, já percebeu que os seus próximos finais de semana não serão de descanso não é ?
PHP e Oracle - O mundo dos grandes!!
Por Marcelo Pereira Fonseca da Silva
Por isso resolvi escrever este artigo, por estar pesquisando atualmente coisas sobre isso.. e espero dar continuidade neste artigo, trocando experiências e facilitando a vida dos membros da comunidade.
Primeiro, Oracle pra linux não é fácil de instalar (principalmente em distribuições não homologadas (aprovada)) nem por isso você vai deixar de tentar e conseguir instalar num Slackware como foi o meu caso.
Existem ótimos tutoriais e artigos por ai ensinando a instalar o Oracle no linux (outros nem tão bons, bastante superficiais e sem os possíveis erros que ocorrem na instalação e os "porques" de estarem ocorrendo).
Começando:
As bibliotecas disponíveis:
Ora x OCI
Breve explicação sobre as duas:
OCI - A grande (traduzida da página oficial do PHP)
Essa extensão permite você acessar Oracle8 e Oracle7 Database. Usa o Oracle8 "Call-Interface" (pode ser usada para versões acima da 8 do Oracle também).
Essa extensão é mais flexível do que a extensão padrão Oracle (Ora).
Ela suporta "alocar" as variáveis globais e locais do PHP para o Oracle.
LOB, FILE e ROWID permitem à você usar variáveis definidas pelo usuário.
Saindo da teoria, o que é necessário pra ter esse bixo ai?
No Windows, é necessário habilitar no php.ini a dll: php_oci8.dll
No Linux, necessário compilar com --with-oci8=[ DIR] onde DIR é o diretório do Oracle, aqui em casa eu coloquei ele em /oracle/OraHome1 dai assim, quando vocês forem compilar saibam que pode ser compilada OCI e Ora juntos, e então para