projeto sorrindo na saude
MARIA CLARA DE OLIVEIRA SOARES
PROJETO SORRINDO NA SAÚDE
VALENÇA
2014
PROJETO SORRISO NA SAÚDE
Resumo:
Este projeto tem como objetivo, a transmissão de métodos educativos e preventivos, em saúde bucal, para crianças hospitalizadas. Após análise prévia, da realidade do público alvo, no que tange à higiene e cuidados com a saúde oral, surgiu a necessidade, de ações práticas e objetivas, para minimizar essa falta de cuidado e criar nos pacientes, hábitos positivos de saúde oral, mesmo após o período de internação.
2- Introdução:
Atualmente é consenso que qualquer mudança profunda que se deseja realizar na sociedade, a EDUCAÇÃO ganha um papel relevante, no alcance desse objetivo. A importância da EDUCAÇÃO no processo de transformação social e sua relação com a área de saúde, onde o conhecimento de ambas as áreas, se integram, podem promover mudanças na vida dos indivíduos, e na realidade de uma sociedade (Costa e Fuscella,1999).
A organização de programas eficazes de educação em saúde bucal se justifica pela prevalência de doenças bucais em especial a cárie e a doença periodontal. Nesse sentido, Weyne (1997), afirma que a cavidade bucal sadia, está diretamente ligada com a saúde geral e com a qualidade de vida, pois contribui, na proteção do organismo contra a instalação de doenças que podem levar direta ou indiretamente ao aparecimento de doenças sistêmicas, além de influenciar na autoestima do indivíduo assim, espera-se o maior cuidado pessoal e em consequência, uma melhoria da saúde bucal.
Educar em saúde é procurar compreender os problemas que acometem determinada comunidade e fazer com que a população tenha consciência desses problemas, e busquem soluções. Deste modo, a educação deve estar baseada no diálogo, na troca de experiências. E deve haver uma ligação entre o saber científico e o saber popular.
Nesse sentido, o setor da Brinquedoteca, do Hospital Escola Luiz Gioseffi Jannuzzi, convida os acadêmicos de