Saude bucal
A importância da Educação como processo de transformação social, e sua relação com a área de saúde é essencial, onde o conhecimento de ambas as áreas se integram, podendo promover mudanças de atitudes e comportamentos. O fato de a higiene bucal estar diretamente ligado à saúde geral e qualidade de vida contribui na proteção do organismo contra a instalação de doenças. Dentro desse universo, a saúde bucal deve ter um espaço reservado, devido à alta incidência de problemas encontrados em escolares. Os produtos de higiene bucal geralmente são dispendiosos, dificultando o consumo cotidiano. A comunidade escolar e usuários da Creche Corem é composta por várias famílias com baixo poder aquisitivo. Assim sendo, pretendo desenvolver o presente projeto com a finalidade de suprir, ainda que parcialmente, a necessidade de os alunos aprenderem desde cedo a cuidar de seus dentes. Senti – me estimulada a desenvolver tais ações inicialmente nas turmas dos anos iniciais, podendo posteriormente estender para as demais turmas.
OBJETIVO GERAL
Promover ações de prevenção às doenças bucais nos educandos, através de parceria inter institucional entre a Creche Corem e PSF - Programa de Saúde Familiar de Cachoeira Dourada – GO.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
• Incentivar métodos educativos e preventivos (escovação dentária, uso do fio dental, aplicação tópica de flúor, bons hábitos alimentares e de higiene) que favoreçam cuidados básicos com a higiene bucal; • Estimular os alunos a praticarem bons hábitos de higiene bucal individual e socialmente; • Demonstrar a importância da higiene no desenvolvimento físico e mental; • Disponibilizar material educativo, através das parcerias envolvidas no projeto; • Desenvolver atividades praticas inerentes à saúde e à higiene bucal.
METODOLOGIA
Os trabalhos serão realizados