Java e conexão com banco de dados
A principal característica da linguagem Java é a sua portabilidade. Um programa escrito em Java pode ser executado em qualquer plataforma (sistema operacional combinado com hardware) sem necessidade de alterações no código fonte. Esta funcionalidade é possível porque Java é uma linguagem interpretada. Para que essa portabilidade seja possível, o Java funciona sob uma arquitetura chamada Java Virtual Machine, ou simplesmente JVM.
Um programa escrito em linguagem Java, é salvo com a extensão .java. O compilador Java, verifica se o arquivo atende a todas as regras de sintaxe e semântica da linguagem. Se não houver nenhum erro, um novo arquivo é gerado, porém com a extensão .class. A partir da geração do arquivo .class, o sistema computacional está pronto para ser executado pela máquina virtual do Java, independentemente do sistema operacional do computador. É como se existisse um computador dentro de outro computador. Dessa forma, o trabalho de executar o aplicativo Java criado é realizado pela máquina virtual usando os recursos do computador no qual a máquina está instalada.
Segundo o conteúdo do estudado, explique qual a função do driver de conexão com um banco de dados?
Um driver de conexão é um programa que funciona como interpretador entre o software e o banco de dados, permitindo a comunicação entre ambos.
O IDE (Ambiente de Desenvolvimento Integrado), substitui a linguagem de programação Java? Justifique sua resposta.
O IDE não substitui a linguagem de programação. O IDE é um ambiente que facilita a criação de programas em Java. A principal finalidade do IDE é evitar que o usuário tenha que compilar o programa (por meio do comando javac) e executar o programa (por meio do comando java) em interfaces diferentes daquela na qual o programa esta sendo editado. O IDE basicamente permite ao programador escrever, compilar, depurar