Projeto Social
PROJETO SOCIAL
Título: Educação Financeira Para Jovens
Resumo/Apresentação:
Este trabalho de Educação Financeira tem como objetivo principal auxiliar jovens a lidar com o apelo consumista da sociedade atual, e entender um pouco mais sobre finanças e principalmente perder o medo de falar sobre investimentos. Queremos com este projeto mostrar os benefícios de administrar o seu orçamento pessoal mensal.
Palavras Chaves: Educação financeira, orçamento, investimentos, juventude.
Comunidade escolhida: A comunidade escolhida para se aplicar o trabalho de Educação Financeira é um grupo de trinta jovens do curso de Aprendizagem Profissional Comercial em Serviços Administrativos.
Histórico da comunidade: Jovens participantes do projeto ‘JOVEM APRENDIZ’ com idade de 14 anos a 23 anos incompletos, na instituição SENAC Comunidade Centro. Estes jovens são moradores da grande Porto Alegre na sua grande maioria de classe baixa. Estão tendo a sua primeira experiência profissional, pois o curso de jovem aprendiz possibilita-os a ter sua primeira experiência no mercado de trabalho juntamente com a sua capacitação e desenvolvimento. O programa jovem aprendiz no qual estão incluídos desde o primeiro dia de aula lhes dá o direito de ter sua carteira assinada pela empresa contratante, tendo como benefício desta a contratação até durante todo o período do curso um salário mínimo ou o piso da categoria regional, salário este que é depositado mensalmente pelas empresas em uma conta salário em nome dos próprios, a qual administram da maneira que lhes convier.
Temos percebido que por mais que estes jovens sejam de classe baixa o seu salário é somente para suprir as suas necessidades, e seus principais investimentos são em aparelhos eletrônicos como celulares de última geração, vestimentas de marca e em lazer que no caso são gastos com festas e bebidas. Estes jovens também têm a oportunidade de pela primeira vez trabalhar com o