Projeto Social
1 Introdução
O projeto está voltado para uma problemática que está se tornando bastante comum hoje em dia nas escolas estaduais e municipais do Estado de São Paulo, onde o consumo de drogas dentro das escolas está cada vez mais se propagando entre os jovens, criando hábitos de consumir na hora do intervalo, na hora da saída como também levam alguns jovens a “cabularem” aulas para poder consumir drogas ilícitas.
O ato de consumir a droga leva a outros atos prejudiciais ao desenvolvimento da criança e do adolescente, tanto com problemas psicológicos, físicos, como também gera o aumento da violência nas escolas e na sociedade em si.
O projeto tem como objetivo eliminar o consumo de drogas nas escolas, como também orientar esses adolescentes e seus familiares através de palestras, grupos de apoio, ações preventivas, enfim, promover meios de acolher esses jovens e seus familiares, visando combater o consumo a curto e longo prazo.
1. Apresentação da Organização
O objetivo deste projeto é atuar em escolas do estado e município, lotadas na Zona Norte de São Paulo, estas recebem verba do governo do Estado de São Paulo e Prefeituras do Município de São Paulo. Escolas visitadas apresentam infraestrutura prejudicada em sua maioria, com carteiras escolares debilitadas, lousas são reformadas (quando pintadas anualmente) mas o fato de utilizar-se de giz acaba causando reações alérgicas a professores, alunos e funcionários, demora na manutenção de equipamentos de informática e laboratórios, entre outros. Os professores e profissionais que trabalham nesta área se sentem desmotivado e sem perspectivas, devido á salários baixos e a burocratização em assuntos relacionados a recursos humanos.
Porém, a problemática que merece destaque é realmente a quantidade de jovens e adolescentes que estão usando drogas