Projeto Social
PROJETO “Inclusão Social da pessoa com deficiência: ações que fazem a diferença!”
“ Melhor é dar de si muito mais do que é pedido. É olhar para a frente e enxergar não um vazio, mas um espaço a preencher. Melhor é fazer mais não por reconhecimento, mas para se reconhecer melhor. Porque sozinho, por melhor que eu seja, não mudo o resultado. Mas posso incentivar pessoas a mudar. E se for para mudar, que seja sempre para o melhor.” Telê Santana
Oeiras – PI, 28 de fevereiro de 2012
1. JUSTIFICATIVA:
A pessoa com deficiência tem encontrado grandes obstáculos para sua aceitação e participação na sociedade. Barreiras arquitetônicas, preconceito, falta de informações acerca de seus direitos, falta de oportunidades no mercado de trabalho, e outras situações que inviabilizam o desenvolvimento de potencialidades e a construção de uma auto-imagem positiva.
O CRAS I (Centro de Referência da Assistência Social) percebe a necessidade de acompanhamento de pessoas com deficiência da sua área de abrangência que se encontra em situação de vulnerabilidade social, bem como sua família, pela equipe técnica e parceiros da rede social, facilitando o processo de inclusão na sociedade e melhora da qualidade de vida das mesmas. 2. OBJETIVOS:
2.1. OBJETIVO GERAL:
Desenvolver ações de inclusão social, participação e desenvolvimento da autonomia das pessoas com deficiência, a partir de suas necessidades e potencialidades individuais e sociais.
2.2. OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Aperfeiçoar e desenvolver habilidades pessoais através de