Projeto Social de Formação Profissional
Âmbito: Formação Profissional
Realizador: Itamar Vieira
Público-alvo: Alunos do Ensino Médio
Objectivo Geral
O projecto tem como objetivo transformar a realidade sócio-educacional e econômica de pessoas carentes que estão a viver em condições precárias na comunidade carente, dando-lhes uma Formação Ética e Profissional, com o intuito de criar oportunidades de incluí-los no convívio social e no mercado de trabalho, para gerar sua própria renda e assim melhorar sua qualidade de vida e contribuindo com a reconstrução nacional.
Objectivos Específicos
Desenvolver um trabalho de formação profissional dando aos alunos a oportunidade de ingressar no mercado de trabalho de forma mais rápida
Por meio de palestras e seminários sobre valores morais e cristãos, tentar resgatar a auto-estima e identidade desses jovens muitas vezes deteriorada pelas duras condições de vida.
Orientar os alunos, através de conhecimentos em empreendedorismo, como abrir o próprio negócio após o término dos cursos profissionais. Ajudar os alunos do projecto a entrarem nas empresas que têm demanda de mão-de-obra qualificada, através da apresentação do projecto e currículo dos alunos às empresas de construção civil em Angola.
Público-Alvo
O público-alvo do projecto se destina inicialmente aos jovens e adolescentes de escolas estatais de Luanda que não possuem recursos financeiros para investir num curso profissional, ou vivem em más condições sociais e económicas na comunidade.
Inicialmente serão seleccionados os alunos que além de não terem condições financeiras, tenham um bom desempenho na escola, incluindo uma boa postura disciplinar.
Desenvolvimento do Projecto
Segue abaixo o diagrama que mostra o resumo do desenvolvimento do projecto:
Selecção dos alunos
O objectivo inicialmente é seleccionar um grupo de 24 alunos (12 rapazes e 12 moças) dentre todas as turmas da Educação de Nível Médio de uma escola estatal de