Idoso
De acordo com os dados fornecidos pelo IBGE, a população idosa aumentou na última década, mas quais seriam os fatores responsáveis por sua longevidade?
Os idosos começaram a se alimentar melhor consumir alimentos saudáveis ou até mesmo uma dieta balanceada.
Alimentos como gordura saturada, sódio e açucares é um gatilho para doenças como infarto, derrames, hipertensão, obesidade e até mesmo o câncer.
Apesar desses dados acima, sabemos que ainda tem uma porcentagem que não utilizam desses recursos para maior longevidade.
A maioria dos idosos desencadeia essas doenças que citamos justamente por não realizar uma alimentação adequada, e por não praticarem exercícios físicos.
Antes dessas pesquisas os idosos não tinham uma longevidade, devido aos seus maus hábitos, a família tem um papel muito importante junto ao idoso, devendo sempre incentivar e de maneira nenhuma isolar o mesmo da sociedade.
Com o passar do tempo devido as conscientização isso tudo foi mudando. Hoje em dia é mais fácil ver um idoso praticando uma atividade física do que há dez anos, sendo assim as mudanças dos seus hábitos foram contribuindo para isso e os idosos passaram a entender a importância de uma alimentação correta, uma atividade física, exames de rotinas para obter uma qualidade de vida e assim contribuindo para sua longevidade.
Ao longo dos anos o metabolismo torna-se mais lento e já não tem a mesma capacidade de absorver nutrientes e eliminar gorduras, a conseqüência direta disso é o aumento do peso e a diminuição da massa muscular. Para diminuir os efeitos é recomendado uma atividade física que vai colaborar para o bem estar físico e mental.