Projeto social capitalista
FACULDADE MARTHA FALCÃO – FMF
PROJETO SOCIAL CAPITALISTA*
IRACIARA PANTOJA RIBEIRO
JACQUELINE SOUZA DE OLIVEIRA
NICKYCIANE DA SILMA GAMA
WALMENIK MOREIRA DE FREITAS
RESUMO O presente trabalho expõe sobre o Projeto Social Capitalista que trata da fórmula da redução ou eliminação das desigualdades sociais, que cada sociedade imagina poder e dever implantar, dentro das possibilidades e dos limites históricos. É indispensável esclarecer que não poderemos ir além da simples colocação de alguns problemas mais gerais e típicos, como a distribuição da desigualdade, que não pode ser eliminada e sim reduzida; O modelo aberto de Mobilidade Social; Modelo Aberto de Mobilidade Social; Papel estratégico dos Estratos Médios; e o Problema da Viabilidade.
1. INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem como temática: O Projeto Social Capitalista, e objetiva converter em termos mais simples o entendimento a cerca desse projeto, que busca reduzir as desigualdades sociais, evidenciando seus limites e possibilidades em cada nação, os países subdesenvolvidos faz-se reconhecer a grande dificuldade de se poder montar um projeto original e independente. É necessário evidenciar que não iremos além da colocação de alguns problemas mais gerais e típicos. A Distribuição da Desigualdade: em que são identificadas duas correntes de explicação da estratificação social; o Modelo aberto de Mobilidade Social: A existência inevitável de estratos altos e estratos baixos seria compensada pela existência da maioria dos membros da sociedade alocados entre os extremos; o Papel estratégico dos Estratos Médios: adquirem um papel técnico central; e o Problema da Viabilidade: a incapacidade congênita do capitalismo da gerar desenvolvimento, principalmente nos países dependentes.
Observou-se que o Projeto social Capitalista abre discussões e almeja alcançar alternativas que possam ser úteis para um pleno desenvolvimento social, já que a sociedade padrão é