FHTM IV
SOCIAL
DISCIPLINA:FHTM III
PROFESSORA:
ISABELLE DUARTE
EQUIPE:
Andréa Alves Silva
Lídia Mara Coelho Ferreira
Maria Tacilda da Mota Gomes
Régia Sumaya Acácio Gomes
• A FORMAÇÃO PROFISSIONAL
NA CONSOLIDAÇÃO DO
PROJETO ÉTICO-POLÍTICO DO
SERVIÇO SOCIAL.
A apreensão do significado social da profissão do Serviço
Social na sociedade capitalista põe a necessidade de compreender o conjunto de condições e relações sociais na qual foi colocada sua necessidade e possibilidade como tal.
O Serviço Social emerge no cenário da sociedade capitalista brasileiro no contexto histórico – social da década de
1930, num momento particular da sociedade capitalista, ou seja, “as conexões genéticas do Serviço
Social profissional [...] entretece com
[...] as peculiaridades no âmbito da sociedade burguesa
• Estado no contexto da década de 1930 é pressionado a intervir na realidade das manifestações da “questão social”, pois seu aparato policial repressivo não propiciavamais as condições para garantir que o capital materializasse seu objetivo de acumulação.
• O Estado passa a ter que redimensionar suas funções na sociedade no âmbito político e econômico, devendo garantir a propriedade privada, os direitos individuais e regular as condições para a perpetuação do capital. no capitalismo sob os moldes do monopólio, que é gerada a contradição basilar do sistema capitalista. • Contradição oriunda e constituinte deste sistema explorador da força de trabalho, no qual ocorre a apropriação pelos burgueses detentores dos meios de produção, da riqueza socialmente produzida pelo conjunto da classe trabalhadora. A expressão desse sistema contraditório, é denominada de “questão social” • IAMAMOTO(2003), afirma que no Brasil, esse cenário é marcado pelo desenvolvimento capitalista industrial e pela expansão urbana, caracterizado pela emergência no cenário político e social de novas classes sociais: a classe trabalhadora