O Golpe de Abril
CURSO DE GRADUAÇÃO: SERVIÇO SOCIAL
DOCENTE: NILDA CASTRO
DISCIPLINA: FHTM II
IV SEMESTRE-NOTURNO
Eliana Cardoso
Salvador - Ba
Março -2013
O Texto “A significação do golpe de abril” traz uma abordagem sobre a ditadura brasileira, elucidando a proporção desse fato, além de traçar todo panorama dos acontecimentos decorrentes e consequentes do período da ditadura.
A ditadura brasileira superou as fronteiras do seu país, se configurando amplamente no cenário internacional. As sucessões de golpes de Estado ocorridas nesse período eram apenas uma parte de um processo muito maior intitulado “contra revolução preventiva” patrocinada pelos centros imperialistas, cujo rebatimento era no “Terceiro Mundo”, no qual se desenvolviam numerosamente, movimentos de libertação nacional e também social.
Três objetivos dessa contra-revolução preventiva se destacavam: adequação dos padrões de desenvolvimento nacionais e de grupos de países ao novo esquema do inter-relacionamento econômico capitalista; ferir e paralisar os líderes sociopolíticos que se interpuserem ao sistema capitalista e, por último, dinamizar as tendências que poderiam ser catalisadas contra a revolução e o socialismo.
A partir da segunda metade da década de 60´ os resultados da contra-revolução preventiva começam a aparecer como por exemplo: a consagração de um padrão de desenvolvimento econômico aliado de forma subalterna aos interesses imperialistas cuja integração se caracterizava como mais dependente, ao sistema capitalista; a organização de bases políticas garantidoras da exclusão de protagonistas envolvidos com projetos nacional-populares e democráticos. O grande significado do golpe de Abril, sem desprezar a contextualidade internacional da contra-revolução preventiva, deve ser analisada em termos da particularidade histórica brasileira.
Algumas das particularidades podem ser citadas: a construção de uma estrutura