Serviço social, questão social de maria altineia neves
Como surgiu o serviço social na América Latina
Mediante ao fato que sistema feudalismo foi perdendo espaço, pois não atendia mais as necessidades decorrentes do surgimento de novos mercados, e em seu lugar aparece a manufatura. No entanto, o mercado mundial estava em período de expansão, continuou crescendo e as necessidades aumentando e assim no lugar da manufatura surgiu a grande indústria. Portanto, na medida em que a indústria impulsionava o comércio mundial, através das navegações e estradas de ferro, a burguesia se desenvolvia, os capitais se multiplicavam e, com isso todas as classes originadas na Idade Média, passaram a ocupar um lugar secundário, sem nenhuma importância perante á sociedade, a burguesia, queria apenas a força produtiva de seu trabalho.
Assim nesse período de mudanças, na Europa, surgiu o Serviço Social que nasceu do avanço do sistema capitalista, mas teve como berço a igreja católica. Pois a mesma já fazia atendimento aos pobres e doentes em nome da fé, e através de caridades. A igreja se manteve nesse papel assistencialista por longos anos, até que as pessoas começaram á questionar seus problemas, a situação de miséria com que eles estavam e começaram a reclamar seus direitos. A burguesia sendo então, a classe dominante e mais atingida pelos questionamentos e movimentos de concentração de operários,articulou uma estratégia, ou seja uma união entre o Estado e a igreja, motivados pelos seus interesses, onde os mesmos elaboram projetos de fiscalização dos operários,através de visitas domiciliares, onde eram submetidos á responder questões de ordem pessoal e no qual oportunamente eram avaliados, até mesmo a saúde dos operários, para que os mesmos não faltassem ao trabalho.
Mediante a tanta repressão os operários insatisfeitos pelas condições impostas pela classe dominante, eles se uniram e criaram movimentos, pelo