Fundamentos.
Curso
Serviço Social
Período Letivo
2011/2
Semestre
1º Sem
Disciplina
Fundamentos Históricos Teóricos Metodológicos do Serviço Social l
Nome Tutor Presencial
Nome Professor EAD
Nome Aluno (a)
RA
TÍTULO: A INTRODUÇÃO E EXPANSÃO DO SERVIÇO SOCIAL
O Serviço Social surge no Brasil, na década de 30 do século passado, registrava-se no País uma intensificação do processo industrial acompanhado de um significativo desenvolvimento econômico, social, político e cultural.
Ao levantar a questão social, dois pontos devem ser colocados em destaque: o trabalho e o capital.
A história revela que a ação recíproca entre os homens, embora tenha trazido o progresso econômico social e toda uma cultura humana, produziu também a alienação, a dominação do homem sobre os outros homens e as desigualdades sociais.
Os donatários dos meios de produção prosperam no processo de acumulação.
O poder na produção de bens nas mãos de poucos em prejuízo dos que só possuíam a sua força de trabalho, propiciou o agravamento das dificuldades sofridas pelas classes trabalhadoras.
A questão social tem originem no quadro conflituoso das relações entre o capital e o trabalho.
As políticas sociais, que se iniciam no fim do século XIX, na Europa e Estados Unidos, e a partir de 1930 no Brasil, têm sido classificadas como uma “gestão”, ainda que conflituosa, da força de trabalho para que ela se reproduza nas melhores condições para o capital, mas as medidas de política social não podem ser vistas apenas como exploração capitalista. Essa seria uma explicação parcial e de certa forma, mecanicista. Assim, embora não se desconheçam os outros fatores envolvidos, salienta-se o papel do sujeito, ora representado pelas classes trabalhadoras, na conquista de seus direitos e na implantação de medidas de política social pelo Estado capitalista moderno.
Há de se considerar, que as políticas implantadas em