Projeto sobre Sexualidade
Este projeto surgiu da observação do comportamento dos alunos, que demonstraram a necessidade de conhecer o próprio corpo e o corpo do outro, a fim de entender a existência de diferenças físicas entre as características do corpo masculino e feminino, tanto na infância quanto na fase adulta.
A maioria das crianças demonstra um comportamento guiado pela curiosidade diante de situações que envolvem a sexualidade, curiosidade em saber por que os meninos possuem órgãos sexuais diferentes dos das meninas. Outro comportamento observado foi o modo como as crianças se agitavam ao presenciar uma cena de beijo no rosto ou abraço entre amigos. Porém o comportamento que mais chama a atenção é o desejo das crianças de olhar ou tocar o corpo das outras.
O Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (RCNEI), em seu segundo volume que fala sobre a formação social e pessoal da criança, diz que a sexualidade é algo que está presente nas pessoas desde o nascimento e se manifesta em todas as fases da vida, porém de maneiras distintas. É exatamente na fase em que se encontram as crianças da educação infantil que sua curiosidade sobre as questões sexuais aumenta.
Na fase do controle esfincteriano [...] Aumenta a curiosidade por seus próprios órgãos, podendo entregar-se a manipulações por meio das quais pesquisam as sensações e o prazer que produzem. Paralelamente, cresce também o interesse pelos órgãos das outras crianças que também podem se tornar objeto de manipulação e de exploração, em interações sociais dos mais diversos tipos: na hora do banho, em brincadeiras de médico etc. (p. 18)
Apesar de ser um assunto considerado complicado de se tratar, o reconhecimento do corpo para a diferenciação do gênero é importante para o desenvolvimento da criança. De acordo com o RCNEI, segundo volume, as questões de sexualidade ligadas ao gênero têm lugar central nas discussões sobre o assunto.
Há um vínculo básico entre o gênero de uma pessoa e suas