Gestão de Produção
Gestão de Sistemas Produtivos
Modelo de Planejamento de Capacidade de Produção – Empresa Colly Química
Marcus de Simoni Craveiro
Proposta do Trabalho
Uma das maiores dificuldades encontradas pela empresa alvo deste estudo diz respeito ao Planejamento de Capacidade de Produção. Atualmente, não são usadas ferramentas, tampouco técnicas para estimativa mensal de produção, o que gera enormes transtornos (bastante previsíveis) como ociosidade em determinados períodos, excesso de horas extras em outros, atraso nas entregas, falta de matéria prima, excesso de matéria prima, entre outros. A proposta do trabalho a seguir é definir um modelo de Planejamento de Capacidade de Produção que possibilite uma estimativa minimamente acurada da produção ao longo do ano e que ajude a reduzir alguns dos custos agregados aos transtornos listados acima.
Breve Histórico da Empresa
A Colly Química foi fundada em agosto de 2000 pelo químico Antonio Ademir de Andrade, que possui uma experiência de quase 30 anos em desenvolvimento de adesivos e selantes adquirida em várias indústrias. A fundação da empresa se deu pela percepção de uma oportunidade de negócio no setor de pragas urbanas e vetores por indicação do engenheiro agrônomo Samuel Cavalheri dal Porto, que apresentou uma carência do setor: armadilhas de cola nacionais para pragas urbanas com qualidade e preços acessíveis. Assim, a empresa foi concebida com a idéia de aplicar conhecimentos em adesivos no desenvolvimento e fabricação de armadilhas de cola nacionais.
Os meses iniciais de atividade da empresa foram muito difíceis, assim como é para todos que tentam penetrar em um novo mercado. A despeito das dificuldades enfrentadas no início - falta de recursos próprios, inexperiência no mercado de pragas urbanas, poucos clientes e resistência do mercado em assimilar o novo produto - a Colly Química começou seu quarto ano de atividade, marcada