projeto sobre saneamento basico
( CAMPUS XV - VALENÇA )
GILDÁSIO JOSÉ DOS SANTOS
Saneamento básico no município de Gandu
Saneamento básico é a atividade relacionada com o abastecimento de água potável, o manejo de água pluvial, a coleta e tratamento de esgoto, a limpeza urbana, o manejo de resíduos sólidos e o controle de pragas e qualquer tipo de agente patogênico, visando a saúde das comunidades, que abrange as áreas de Engenharia Sanitária, Engenharia Ambiental, Saúde Coletiva, Saúde Ambiental, Tecnólogo em gestão ambiental e Ciências Ambientais. Portanto uma área bastante abrangente.
Os serviços de saneamento básico podem ser prestados por empresas públicas ou, em regime de concessão, por empresas privadas, sendo esses serviços considerados essenciais, tendo em vista a necessidade imperiosa desse por parte da população, além da importância para a saúde de toda a sociedade e para o meio ambiente. A falta de saneamento básico aliada a fatores sócio-econômico-cultural são determinantes para o surgimento de infecções e inúmeras doenças em adultos e principalmente em crianças; esse é o grupo que apresenta maior susceptibilidade às doenças infecto-contagiosas.
Diante dá importância que tem o saneamento básico para todos nós, motivou-me a idealizar um projeto de pesquisa sobre este tema, já que a cidade de Gandu-Ba bem como grande parte das cidades do nosso Estado não apresenta condições sanitárias satisfatórias, principalmente para as populações mais carentes.
Nos países mais pobres ou em regiões mais carentes as doenças decorrentes da falta de saneamento básico tendem a ocorrer de forma endêmica e no Brasil figuram entre os principais problemas de saúde pública e ambiental
Portanto, nossa proposta é estudar a maneira como os moradores da cidade de Gandu-Ba lidam com o fenômeno do crescimento acelerado e os problemas dele advindos. O projeto tem como foco a questão do saneamento básico e os riscos à