PROJETO SOBRE COMBATE AS DROGAS
Educação e prevenção: Medidas para redução da população carcerária.
Pre-Projeto apresentado como proposta ao CONEAD, Conselho Estadual Antidrogas.
Boa Vista
2013
1. Apresentação
O presente projeto visa à educação intelectual, emocional e ética dos alunos das escolas de ensino médio estadual, através de palestras e trabalhos que serão desenvolvidos pelos próprios alunos durante o ano letivo de forma criativa e disciplinar, com apoio pedagógico dos professores das respectivas instituições com o tema Prevenção ao uso das Drogas, evitando que os nossos jovens por falta de instrução ou por qualquer outra influência entre no mundo das drogas.
2. Justificativas
2.1 Importância
Muitos estudiosos da questão falam que não adianta enfrentar o tráfico enquanto crime, esquecendo-se de enfrentar às causas primárias: as pessoas que consomem drogas. Afinal, droga é uma “coisa” e quem consome “coisas” são as pessoas. Portanto, o primeiro caminho de enfrentamento às drogas é a prevenção educacional, sem contar que ano após ano, por diversas maneiras, cresce o número de indivíduos envolvidos com drogas e que por sua vez ingressarão em nosso sistema penitenciário.
3. Objetivos
3.1 Geral
• Informar sobre o universo das drogas e seus efeitos na família, escola, sociedade e no individuo que a consome.
• Auxiliar a Escola a tornar-se um espaço capaz de contribuir com a formação disciplinar dos, estudantes visando torná-los aptos a resistir às propostas desviantes através de uma visão crítica sobre as drogas.
• Facilitar a construção da autoestima da população participante, através da proposta de um programa criativo e participativo de prevenção ao uso indevido das drogas; como trabalhos escolares e palestras.
• Sensibilizar a escola para tornar-se parceira na formação pessoal dos alunos, através de várias atividades pedagógicas baseadas nos valores humanos.
• E principalmente, diminuir o indicie de