Ciências políticas (drogas)
Trabalho Ciência Política Contemporânea
(T.I)
Por:
Gabriel Menezes, Jéssica Santiago, Julyana Messeder, Layane Nunes e Marina Vieira
Coronel Fabriciano- MG Novembro- 2012
Elaborar uma análise sobre o Programa Nacional de Combate ao Crack formulado pelo Governo Federal.
O projeto “crack é possível vencer” realizado pelo Governo Federal no início de Dezembro de 2012 visa oferecer tratamento continuado a pessoas, e seus familiares, com problemas relacionados ao uso abusivo de álcool e drogas. Atualmente são 1.742 em todo Brasil. O plano tem ações conjuntas dos Ministérios da Saúde e da Justiça que disponibilizarão R$ 4 bilhões em recursos federais até 2014 que serão investidos em ações de orientação da população, capacitação de profissionais, aumento da oferta de tratamento e atenção aos usuários, além do enfrentamento ao tráfico de drogas.
O Ministério da Saúde já habilitou 22 Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) em oito estados brasileiros, são eles: Bahia, Maranhão, Pará, Paraíba, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo, que receberão mais de R$ 9, 9 milhões por ano. Com o dinheiro, os estados deverão custear o funcionamento de oito centros de porte I, dois de porte II, três porte III, quatro direcionados aos usuários de Álcool e Drogas 24 horas e mais cinco destinados ao público infanto-juvenil.
O projeto também inclui uma busca ativa aos viciados em crack com o objetivo de submetê-los a tratamento para eles se livrarem da droga. Também haverá aumento de leitos hospitalares para este tipo de tratamento, além do combate ao tráfico especialmente nas áreas de fronteiras.
Na área da Saúde, uma medida importante será a ampliação do número dos chamados Consultórios de Rua, que já havia em algumas cidades do país. Os centros funcionam com unidades móveis, em áreas frequentadas por viciados. Haverá centros de