Projeto segurança de redes
Cada vez mais é notório redes de grandes corporações ou até mesmo computadores pessoais serem vitimas de ataques, por isso precisamos ser minuciosos em relação aos aspectos de segurança da empresa. O estudo referente a segurança da rede abrange não somente os ataques de hackers ou invasão da rede, mas sim toda uma regra de utilização dos ativos computacionais e de acesso à infra-estrutura da instituição e da rede.
Para se obter uma eficiente segurança se faz necessário: * Identificação dos ativos de Rede; * Desenvolvimento de política de segurança; * Desenvolvimento de uma norma de segurança.
Identificação dos ativos da rede
A identificação dos ativos da rede é necessário para se ter noção do funcionamento dos componentes de proteção especificando os principais ativos computacionais presentes na empresa. * Switch * Servidores * Hosts
Política de Segurança :Contas e Senhas
Uso obrigatório de conta e senha para acesso à rede e aos recursos computacionais.Contas criadas baseadas na matrícula de inscrição dos funcionários na empresa.
Para maior segurança e bom funcionamento da rede é de total responsabilidade do administrador a criação e gerenciamento das contas de usuários.
Para funcionários que forem demitidos serão bloqueadas as contas no ato da demissão.
As senhas por padrão deverão ter um mínimo de 6 caracteres. A senha será pessoal e deverá ser lembrada com facilidades pelo funcionário. Será padrão na empresa usar números e letras na formação das senhas.
As contas de estagiários deverão expirar após o estágio.
As senhas são de caráter pessoal e intransferível, o funcionário poderá ser penalizado ao fornecer a sua senha para terceiros de acordo as normas da instituição.
Cada usuário deverá efetuar o logoff da máquina após efetuar sua tarefa.
As contas dos funcionários licenciados serão periodicamente suspensas até que o funcionário retorne ao efetivo de trabalho.
Os computadores usados nas