Stonehenge
Stonehenge é um conjunto de pedras megalíticas no formato de círculo construído a mais de 3.000 a. C, localizado na planice de Salisbury no Sul da Inglaterra. Segundo Strickland, 2003, mais de 900 círculos de pedras foram encontrados em toda extensão das Ilhas Britânicas, chamados de cromlech, mas Stonehenger é a mais sofisticada, onde sua altura pode chegar a 8,5m. Estas Obras eram provavelmente usadas para práticas religiosas e também pode ter sido um calendário solar; sua construção levou cerca de 1000 anos e foi realizada em três períodos.
No primeiro período, existia apenas uma vala em formato de círculo com diâmetro aproximado de 90m, com apenas uma entrada que era voltada para o por do sol do ultimo dia de inverno, assim com as fases da Lua; em seu centro era construído um banco de pedras e um altar de madeira, onde ao redor deste circulo encontrava-se restos humanos cremados.
No segundo período, foram construídos dois círculos altos de pedras azuis, a entrada aumentou, que dava para uma avenida de valas paralelas alinhadas ao nascer do sol do primeiro dia de verão e um circulo externo com 35 pedras.
Já no terceiro período, durante um século, as pedras azuis foram restauradas ou trocadas por pedras maiores; foram construídos cinco conjuntos megalíticos em formato de U, com altura de 8,5m onde se encontrava o altar, com sua abertura voltada para o nascer do sol; essas mega pedras foram dispostas em grupos de 3 para formar trílitos, em uma estrutura de vigas sobre pilares e ao seu redor um circulo de megalíticos de 4,5m de altura, que antigamente formava um circulo contínuo de trílitos.
Desta forma Stonehenge era um santuário de pedras, também usado simultaneamente para observações astronômicas. Construídas com os princípios básicos de toda arquitetura da pré-história, seus criadores conseguiram entender como pilares poderiam suportar vigas horizontais usando os elementos fundamentais de sustentação e peso. Se tornando até os dias de hoje