projeto resíduos solidos
1 INTRODUÇÃO
O Projeto elaborado nesta produção textual interdisciplinar individual a seguir trata-se de uma campanha de conscientização para público alvo alunos e alunas da Educação Infantil e também para os educadores, pais e demais membros da sociedade. Onde trataremos de questões relacionadas com a problemática do lixo, como a quantidade e o destino dos resíduos sólidos gerados. Têm sido bastante discutidos por vários segmentos da sociedade; e as escolas, como formadoras de cidadãos críticos e participativos, devem ter participações importantes nessas discussões.
Resíduos sólidos constituem aquilo que genericamente se chama de lixo: materiais sólidos considerados sem utilidade, supérfluos ou perigosos, gerados pela atividade humana, e que devem ser descartados ou eliminados.
O conceito de “lixo” pode ser considerado como uma invenção humana, pois em processos naturais não há lixo. As substâncias produzidas pelos seres vivos e que são inúteis ou prejudiciais para o organismo, tais como as fezes e urina dos animais assim como os restos de organismos mortos são em condições naturais, reciclados pelos decompositores, que por sua vez excretam substâncias minerais que são o substrato dos vegetais. Até o oxigênio produzido pelas plantas verdes como subproduto da fotossíntese, é um resíduo para a planta e útil para os organismos aeróbicos. Por outro lado, os produtos resultantes de processos geológicos como a erosão, podem também, a uma escala de tempo geológico, transformar-se em rochas sedimentares. Embora o termo lixo se aplique aos resíduos sólidos em geral, muito do que se considera lixo pode ser reutilizado ou reciclado, desde que os materiais sejam adequadamente tratados. Além de gerar emprego e renda, a reciclagem proporciona uma redução de demanda de matérias-primas e energia, contribuindo também