projeto cientifico residuos solidos
INTRODUÇÃO E JUSTIFICATIVA
Uma das grandes preocupações mundiais é o impacto ambiental causado pelo homem no meio ambiente, cada vez mais cresce o número populacional em áreas urbanas e com isso o aumento de resíduos domésticos e industriais, gerando muitos problemas com a forma de disposição desses resíduos, preocupando com a contaminação de solos e aguas subterrâneas.
A poluição as aguas subterrâneas é muito mais preocupante, porque as superficiais ainda conseguem rapidamente se renovar e recuperar após lançamento de efluentes.
As populações que atravessam mudanças demográficas tendem a viver alterações de quantidade e qualidade dos bens demandados e consumidos (SAWYER, 2002). Se alterar a quantidade e qualidade, alteram-se os padrões de resíduos gerados pela população em geral, aumentando os resíduos sólidos.
Com a preocupação dos problemas de poluição de solos e aguas subterrâneas, cada vez mais os profissionais estão atentos a pesquisa e estudos para encontrar soluções para amenizar os efeitos causados.
Existem já vários programas no Brasil que são responsáveis pelas suas coletas como SUPERINTENDENCIA DE LIMPEZA URBANA (SLU), ela é responsável pelas coletas e suas informações. Métodos são usados para investigação de resíduos, fazendo estudos da população brasileira.
Os resultados indicam que a concentração de domicilio unipessoal, população e chefes com 60 anos e mais e idade media elevada, são os que mais geram resíduos.
A crescente geração de resíduos é devida o crescimento de consumo da população no Brasil, dados do INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATISTICA (IBGE, 2002) coleta em media de 150 mil toneladas de resíduos sólidos urbanos (RSU) por dia.
Atualmente 80% da população brasileira vive na zona urbana, e na época que foi feita a pesquisa 63,6% despejam seus resíduos em lixões, 18,4% em aterros controlados e apenas 13,8% utilizam aterros