educação ambiental
GERENCIAMENTO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS NO
CAMPUS DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE
SANTANA
Autoras: Sandra Maria Furiam
Wanda Risso Günther
Apresentado por Vinícius Rodrigues dos Santos
O trabalho apresenta uma avaliação do projeto de Educação Ambiental voltado para o Gerenciamento dos Resíduos Sólidos gerados no campus da
UEFS. O projeto foi implantado em 1992 tendo como princípio a coleta seletiva e a valorização dos resíduos secos e a compostagem do resíduo orgânico.
O diagnóstico da geração e da classificação dos resíduos e o acompanhamento ao longo do tempo das atividades realizadas em cada universidade, bem como atividades de Educação Ambiental são importantes para orientar a segregação, a coleta, o tratamento e a destinação final desses resíduos sólidos gerados nesse ambiente, uma vez que requerem um tratamento especial.
Nesse contexto, em outubro do mesmo ano, a UEFS, por meio da Equipe de Educação Ambiental (EEA), implantou no campus um sistema de gerenciamento de seus resíduos sólidos, que constava de segregação na fonte, coleta seletiva, compostagem dos resíduos orgânicos, oficina de papel, armazenamento dos recicláveis, todos eles dentro do contexto da
Educação Ambiental.
Metodologia
Na avaliação do programa de Educação Ambiental realizado no campus, foram observadas as questões subjetivas e objetivas presentes no tema da pesquisa. Para as primeiras questões, utilizaram-se para a coleta de dados: entrevistas, observações de campo e análise do material impresso utilizado na sensibilização. Para as questões objetivas, buscou-se quantificar os principais indicadores de geração de resíduos sólidos no campus da UEFS.
O roteiro das entrevistas foi construído a partir de três eixos centrais: a construção do conhecimento, o desenvolvimento de valores e atitudes, o comportamento e a ação.
A pesquisa documental subsidiou a fase descritiva do